Bem vindo

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Primeiros passos em linux




Se você, ainda sente dificuldade em adentrar o mundo do software livre, vença a barreira do preconceito e medo! Como?
Simples, baixe um liveCD(distro que roda direto do cd sem a necessidade de instalação), e teste seu note ou PC. Conheça as ferramentas e sinta-se livre, para questionar e apreender.
A maioria dos usuários do win, acomodados com falsas facilidades, não tem o hábito de ler e tentar entender o funcionamento de um sistema! O Linux e os vários sabores de Unix, possibilitam esta quebra de paradigma!
Em minha primeira experiencia com linux, usei um 586 da Compac (Alguém lembra deste processador!), foi uma luta pois a arquitetura da fera era fechada e não tinha drives, então eu descubro que embora tivesse comprado uma máquina, que eu não podia usar o hardware da maneira que eu queria! Então descobri que liberdade era algo ¨relativo¨, no mundo do software proprietário...
Eu não conseguia dormir com aquele barulho na minha mente, e resolvi mudar, pois não havia ninguém que fosse capaz de instalar o velho conectiva 4.0 naquela maquina!
Abri a dita cuja, e por conta própria fui fuçando, fuçando até que rodou em modo texto! Modo texto, só em sonho!
Depois em um AMD 500, de arquitetura aberta consegui ver a espartana interface do velho Kde, depois windowmaker e por fim o Gnome, todos estes interfaces gráficas que uso até hoje, sem tanto sofrimento hoje em dia! Mas tudo requer o primeiro passo, e ele é dado por você. Eu não sou a favor do envio de reservas para o exterior pelo uso de software proprietário, e muito menos da pirataria, portanto é obvio que um sistema livre, é solução mais que plausível em um tempo que informação custa cada vez mais caro! Olha ai a China, Indi, Rússia e vários outros países investindo pesado no software livre! E nós, ficamos como sempre para trás!
Acho que não, abaixo segue link para baixar um tutorial para iniciante!
 http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.ee.surrey.ac.uk/Teaching/Unix/download.html&rurl=translate.google.com.br&twu=1&usg=ALkJrhjBC_9VIfSQtUKb1GFQwBnEa_Ch6A
Livros interessantes:
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.ee.surrey.ac.uk/Teaching/Unix/reading.php&rurl=translate.google.com.br&twu=1&usg=ALkJrhhCbPxR40xrQIQB0r__USnMi0tOKA
Sempre que possível, estarei postando novidades, um abraço, volte sempre!
Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um homem de sucesso...
A felicidade consiste em ser feliz. Não consiste em fazer crer aos demais que o somos.!
Tôrres...




Nenhum comentário:

Postar um comentário